Golpe do 0800: saiba o que é e como se proteger

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail

Uma nova versão de um golpe que já existia toma conta dos celulares em todo o Brasil, trata-se do golpe envolvendo números com prefixo 0800. Embora os métodos sejam os mesmos que os bandidos usam há anos, as novas características do golpe têm feito com que novas vítimas caiam no esquema.

A vítima recebe um SMS informando sobre uma suposta transação financeira realizada com o seu cartão ou conta bancária. No texto, o remetente pede para que o usuário ligue na central através de um número 0800 ou clique em um link para realizar a chamada automaticamente. Ao contatar o número, o usuário fala diretamente com os golpistas, que em algum momento requisitam dados pessoais ou até mesmo algum token/código de confirmação: é aqui onde mora o perigo.

Cibercriminosos pretendem roubar números de cartões de crédito e tokens de autenticação para operações financeiras (usados para verificações em duas etapas). O número 0800 é usado para ganhar a confiança das vítimas, pois costuma ser usado por empresas confiáveis. Com isso, fica mais fácil para os golpistas roubarem dados financeiros no final.

Quais são os números perigosos?

Listamos no gráfico abaixo os 8 números cujas avaliações da comunidade tellows remetem às práticas usadas para enganar vítimas com esse tipo de golpe:

Os números 08009153002, 08009153004, 08005454054 e 08001687070 lideram a lista de mais acessados, e usuários detalham experiências bem parecidas com o conjunto de práticas usadas por golpistas que fazem o uso dos números 0800 para aplicar este tipo de golpe.

O que está em jogo é a falta de atenção do usuário e o sentimento de urgência que acompanha a notificação de uma transação não autorizada com cartão de crédito. Ao esconder números no link (muitas vezes abreviado pela plataforma Bit.ly), os criminosos também aumentam a chance de alguém cair no golpe, pois se a URL for detectada e bloqueada por um serviço de segurança, basta criar outra, enquanto o número de telefone em si permanece escondido do meio de inspeção.

Como se proteger?

Não há como impedir essas tentativas de fraude porque os números no estilo “0800” e os códigos curtos são meios legítimos de comunicação. Por isso, vale ressaltar: para não cair em golpes do tipo, é importante sempre entrar em contato com seu cartão de crédito ou serviço bancário por meio de um telefone oficial e/ou aplicativo.

Lembre-se também de pesquisar o número no tellows para saber como foram as experiências de outras pessoas que receberam ligações ou mensagens do número! 

Facebooktwitteryoutubeinstagram

1 thought on “Golpe do 0800: saiba o que é e como se proteger

  1. Somebody

    Minha identificação não inspira muita confiança, mas a comunicação é inteiramente verdadeira, se receberem mais relatos sobre este número aqui do Brasil peço que incluam na lista da tentativa de golpe do 0800. O número é 08007994071. Me mandaram um SMS com comunicação de compra falsa no site MAGAZINELUIZA, sei que é falsa porque entrei em minha conta lá e o sistema responde que não existe nenhuma compra registrada nos últimos três meses! Ao contrário do que o golpista afirma no SMS que eu tinha uma compra aprovada neste site no dia 14/02/2023, hoje é dia 17. Pediram que eu ligasse neste número caso eu não reconhecesse a transação, coisa que obviamente eu não fiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.