Arquivo da Categoria: Comunidade tellows

Golpe do falso boleto: como se proteger?

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail

O golpe do falso boleto é uma tática utilizada por golpistas para enganar pessoas, fazendo-as acreditar que estão realizando pagamentos legítimos de dívidas. A estratégia, muitas vezes, utiliza falsas centrais de atendimento para enganar vítimas. As denúncias de fraudes eletrônicas registradas pelo Disque 100, canal do governo destinado a denúncias, aumentaram impressionantes 73%. Avaliações de usuários da comunidade tellows relatando tentativas de golpes e fraudes por telefone são registradas diariamente em nossa plataforma.


Como o golpe acontece?

Os criminosos induzem as vítimas a ligar para números maliciosos, onde atendentes tentam confirmar os dados dos clientes. Com essas informações em mãos, eles acessam aplicativos e sites de instituições financeiras ou emitem boletos falsos que acarretam em prejuízos financeiros ao cliente.

Geralmente o golpe se inicia com uma mensagem de texto emitida por um número de serviço, como o 29454, pedindo que seja feita uma ligação para um número de prefixo 0800. O texto usa de táticas que influenciam, manipulam ou induzem os usuários a disponibilizarem informações confidenciais, como dados do cartão de crédito e senhas através desta falsa central de atendimento. Os “atendentes” também podem solicitar a instalação de aplicativos maliciosos em seus dispositivos móveis.

Existem várias variações do golpe, e os golpistas são criativos na forma como tentam enganar as pessoas. Relatos sobre fraudes mencionam supostas compras aprovadas, compras em análise, dívidas prescritas, ameaça de penhora de bens e outras situações fraudulentas.

As avaliações de usuários:

Além de entender esses golpes e suas variações, é fundamental verificar as informações de empresas suspeitas. Confira a tabela com alguns dos números mais acessados relacionados ao golpe do boleto:

Número Link Visualizações (último mês)
08001250053 https://www.tellows.com.br/num/08001250053 1.508
08000500031 https://www.tellows.com.br/num/08000500031 329
08001250101 https://www.tellows.com.br/num/08001250101 1.696
08001350028 https://www.tellows.com.br/num/08001350028 2.863
08001350038 https://www.tellows.com.br/num/08001350038 4.752

Ao analisar o número 08001350038, encontramos várias avaliações negativas e relatos de tentativas de golpe. Os usuários mencionam ameaças, cobranças indevidas e até vírus em seus dispositivos após interações com esse número. Essas avaliações são valiosas para alertar outras pessoas sobre possíveis perigos.

Outro número, o 08001250048, também apresenta avaliações negativas e relatos de golpes semelhantes, incluindo tentativas de extorsão, ameaças e falsas cobranças.

Proteja-se Contra Golpes Financeiros:

Diante do aumento de golpes financeiros no Brasil, é crucial adotar medidas para se proteger. Aqui estão algumas dicas para evitar cair em armadilhas:

  • Desconfie de ofertas irrecusáveis ou mensagens que expressam caráter de urgência: se algo parece bom demais ou urgente demais, pense com calma antes de tomar alguma atitude e procure os canais oficias da empresa em questão.
  • Verifique Informações: utilize serviços de busca reversa telefônica como o tellows para verificar números suspeitos e suas avaliações. Não ligue para números desconhecidos e evite clicar em links de procedência duvidosa.
  • Mantenha senhas fortes: utilize senhas complexas para seus dispositivos e contas financeiras.

Caso algum número desconhecido te ligue ou envie mensagens, confira suas avaliações no tellows antes de tomar alguma atitude!

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Golpes por telefone durante o Dia dos Pais: fique alerta!

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail

O dia dos pais está chegando, e por se tratar de um período de compras agitado, criminosos podem usar o momento para confundir consumidores. Com a crescente digitalização das comunicações, podemos dizer que há um aumento significativo nos golpes por telefone durante  feriados e datas festivas.

Um dos golpes mais denunciados por nosso usuários nos últimos meses é o “Golpe da falsa central” (também conhecido como “Golpe do 0800”), no qual criminosos se passam por funcionários de empresas legítimas, como bancos, operadoras de telefonia ou serviços de delivery, para se apropriar de informações pessoais e financeiras das vítimas, como números de cartão de crédito, códigos de segurança, tokens e senhas. Os golpistas usam de manipulação e outras táticas psicológicas para induzir as pessoas a fornecerem dados sigilosos sem perceber que tudo não passa de uma grande mentira.

Separamos alguns números avaliados como perigosos em nossa plataforma.  Os números mencionado podem ser inseridos em falsas mensagens sobre compras aprovadas, cobrança de dívidas, falsos códigos de segurança e outras situações que podem passar credibilidade, especialmente em um período agitado de compras.

Confira a lista abaixo:

Número Nome Visualizações (último mês)
08001350058 Metaserv 6.342
08001350080 Falsa cobrança 5.377
08001350050 Metaserv 3.742
08001350085 Golpe3.275 3.275
08000500031 Mensagens de cobrança 2.422
08002801070 Golpe cheques 1.494
08006700295 Golpe cartão 1.030
08006700297 Suposto “Bradesco Cartões” 1.011

As avaliações dos números mencionados se assemelham ao “Golpe da falsa central” (ou “Golpe do “0800”): os golpistas exploram a confiança das pessoas nas empresas e serviços legítimos que usam números de telefone gratuitos para atendimento e suporte ao cliente. Desta maneira, eles criam números falsos, frequentemente utilizando variações dos números reais das empresas, e os espalham por mensagens de texto. Muitos usuários alegam receber as as comunicações falsas do número 23138, que também pode ser usado para comunicações legítimas, por isso é fácil se confundir.

Usuários escreveram comentários relatando mensagens de falsa cobrança nas páginas dos números  08001350058 e 08001350080, já os números 08006700295 e 08006700297 enviam SMS com falsas notificações de compras aprovadas. O conteúdo das mensagens pode variar de número para número, mas o objetivo final é sempre o mesmo: fazer a vítima entrar em contato com a falsa central.

Quando as vítimas ligam para os números, os falsos atendentes solicitam informações pessoais, como detalhes da conta, dados de cartão de crédito ou até mesmo a realizar pagamentos para resolver a falsa situação. Essa abordagem visa explorar a urgência percebida pelas vítimas em resolver problemas aparentemente legítimos, levando a divulgação de informações sensíveis nas mãos dos golpistas.

Golpe por telefone durante o Dia dos Pais em 2022

No ano passado, usando o pretexto do Dia dos Pais, golpistas espalhararam no WhatsApp mensagens fraudulentas pelo Whatsapp, de acordo com a Kapersky. A mensagem prometia um saldo de R$ 50,00 e induzia as vítimas a clicarem no link:  “Parabéns, você ganhou! Saldo de R$ 50,00”. Em seguida, os criminosos solicitavam CPF e número de telefone a serem usados para a suposta transferência bancária.

Ao enviar o link para outros contatos, o site instruía a vítima a confirmar a chave Pix para resgatar o falso benefício. A Kaspersky alertou que os criminosos podem usar a chave Pix para aplicar golpes, solicitando dinheiro a conhecidos e familiares das vítimas. Essas informações pessoais também podem ser vendidas ilegalmente na internet

A conscientização da população sobre esse tipo de prática é essencial para garantir a segurança financeira e pessoal de todos neste período movimentado.

Dicas de segurança

Para não cair em armadilhas do tipo, é muito importante estar atento a algumas medidas de segurança.  Sempre suspeite de links recebidos por e-mails ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parecer estranho. Antes de clicar em algo, verifique bem a legitimidade da mensagem contactando os canais oficiais da empresa em questão.

Lembre-se sempre que se manter informado é a melhor forma de não cair em golpes e fraudes virtuais. Com consciência e conhecimento, podemos aproveitar os momentos especiais com nossas famílias sem preocupações com as ameaças que rondam o mundo digital.

E você, já foi contatado por algum criminoso durante o Dia dos Pais? Deixe o seu comentário abaixo!

.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Pontos de karma agora estão disponíveis no tellows

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail

Ganhe pontos e se torne uma lenda! Um sistema de classificação para a comunidade tellows foi implementado recentemente: os pontos karma tellows. Para honrar a dedicação de nossos membros e melhorar ainda mais a confiabilidade de nossa comunidade, agora você terá o seu trabalho reconhecido. A classificação de membros mostra sua pontuação e sua posição dentro da comunidade. O distintivo próximo ao seu nome de usuário define seu nível e informa ao restante da comunidade quantos pontos de karma você possui.

Há quatro níveis a serem alcançados

Para valorizar o seu compromisso com a comunidade, cada usuário recebe um crachá. Você pode alcançar quatro classificações diferentes, dependendo da sua pontuação. Você atinge o nível de “Investigador” quando começa a colaborar com nossa comunidade. O posto de “Defensor”, que você alcança a partir de 50 pontos acumulados, permite subir ao posto de “Guardião” (a partir de 100 pontos). Com uma incrível pontuação 500, o posto de “Lenda” é legitimamente concedido como recompensa pelo compromisso conosco.

Como membro do tellows, você automaticamente acumula pontos de karma. Assim que você estiver logado, você terá acesso a um infográfico personalizado em sua área de membros, que revela dados surpreendentes sobre sua atividade em nossa comunidade e indica a utilidade de suas avaliações para o público em geral. Comentários deixados por ‘Guardiões’ e ‘Lendas’ são automaticamente avaliados positivamente. Como usuário registrado do tellows, você também se beneficia da proteção contra a exclusão de seus comentários. Seus comentários não podem mais ser excluídos sem o controle cuidadoso de nossa equipe tellows. Além disso, os membros podem criar sua lista de bloqueio pessoal além da lista negra da comunidade. Você encontrará mais informações na seção Área de Membros .
Se ainda não é membro, pode registar-se aqui.

Como funciona o sistema de pontos karma

Os pontos de karma tellows são usados ​​para estabelecer uma classificação única para os membros tellows. Uma vez logado, a contagem de pontos começa automaticamente. Cada avaliação vale um ponto. Quanto mais detalhadas forem as avaliações sobre a comunidade, melhor será a proteção contra chamadas de spam. É por isso que a indicação do nome do chamador, bem como um comentário relativo à avaliação, valem um ponto de bônus. As classificações de outras análises também são recompensadas. Se seus comentários forem considerados úteis, você também ganha pontos de karma. Você encontrará uma visão geral do sistema de pontos clicando em um dos emblemas. Quanto mais pontos você coletar, mais rápido você progride na comunidade tellows.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Conheça a equipe por trás do Blog tellows

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail

Conheça a equipe por trás do blog tellows. A nossa missão é escrever artigos para a sua segurança e para o informar a si, aos seus amigos e à sua família sobre as últimas fraudes e truques telefónicos. Contacte a nossa equipe editorial.

Christian Anton

Completei os meus estudos na área de negócios com foco em marketing e controlo na Universidade de Mannheim. No tellows sou responsável por esta área e, quando não estou no escritório, relaxo com boa comida e amigos.

Stefan Rick

Tenho estado envolvido em negócios online desde 2001 e comecei meus primeiros projetos na internet enquanto estudava informática. No meu tempo livre, adoro focar no desafio esportivo do kitesurf.

Rafael Cordeiro

Sou formado em Comunicação Social e apaixonado por tecnologia, com ampla experiência em marketing de conteúdo e novas mídias. No meu tempo livre, produzo música eletrônica gosto de estar com amigos.

tellows Team

A equipe tellows oferece informações diárias sobre todos os temas relacionados à proteção dos usuários e publica dados e pesquisas sobre o setor de telefonia. Mantemos atualizados sobre as últimas tendências e fornecemos conselhos à nossa comunidade sobre como se proteger de ligações indesejadas e golpes telefônicos.
Facebooktwitteryoutubeinstagram

Como ativar um cupom no aplicativo tellows?

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail

Saiba como resgatar e usar um cupom tellows

Se você recebeu um cupom tellows, ele pode ser usado para desbloquear uma assinatura premium gratuita de um ano. A ativação é feita através da Play Store ou iTunes, e após o fim do período gratuito, ela se transforma em uma assinatura paga. Para evitar a cobrança, é só cancelar a assinatura antes que a mesma complete um ano!

Como ativar o cupom no meu dispositivo Android?

Passo 1: clique em “Premium” no menu do aplicativo e digite o código do cupom na parte inferior da página.

Passo 2: em seguida, confirme a assinatura gratuita clicando no botão “Comprar” na parte superior da página, que direciona à Play Store.

Passo 3: para finalizar a ativação, é necessário confirmar a assinatura gratuita na Play Store. A caixa de diálogo do Google Play também mostra quanto tempo dura o período gratuito e quando a assinatura passará a ser debitada.

Se você já tiver uma assinatura, o período de cobrança será adiado e você aproveitará o tellows premium de maneira gratuita por um ano. Confira mais detalhes sobre a assinatura na Play Store.

Como ativar o cupom no meu dispositivo iOS?

Passo 1: visite a página tellows Deals

Passo 2: insira seu código na caixa de texto para receber seu voucher individual do iOS e guarde o código.

Passo 3: agora abra o tellows, acesse o menu Premium na parte esquerda da tela e clique em “Habilitar Premium”.

Passo 4: role para baixo até o botão “Código de cupom”

Passo 5: insira o códio gerado e clique em “resgate cupom”

Passo 6: por fim, você precisa confirmar a assinatura premium, que inclui um período de teste gratuito de um ano. A caixa de diálogo do iTunes também mostra em quanto tempo a assinatura se tornará paga. 

Passo 7: você retornará ao aplicativo, e o tellows premium já estará disponível! 

 

Uma dica: se você não vê a assinatura, clique em “Restaurar compras”. Seu premium agora está ativo!

Se você já usou um cupom tellows, infelizmente não será possível utilizar um novo cupom.

Alguma dúvida ou problema? Conte com a nossa ajuda e acesse a nossa página de suporte.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

[:pt]Tipos de chamadas tellows – Você sabe como classificar as ligações?[:]

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail[:pt]Entenda como funciona o sistema de classificação tellows

Todos os números encontrados em nossa comunidade são classificados de acordo com o tipo de chamada. Por meio de diferentes tipos de chamada, nossos usuários podem reconhecer facilmente a qual categoria o número pertence. Mas, às vezes, classificar as ligações pode parecer confuso.

Você pode haver dúvidas recorrentes como, por exemplo, se um determinado número deve ser classificado como “Operador de telemarketing” ou como “Publicidade agressiva”.

Para evitar qualquer tipo de confusão, mostraremos uma visão geral de cada tipo de chamada que temos disponíveis no campo dos comentários.

Continuar a ler Facebooktwitteryoutubeinstagram

tellows score: você sabe a diferença entre cada número e cor?

FacebooktwitterredditpinteresttumblrmailNeste artigo, vamos retomar um tópico anteriormente abordado no blog tellows, mas que é de grande importância e relevância para a nossa comunidade: o tellows score.

O tellows score é a classificação atribuída pelos utilizadores ao avaliarem uma chamada, sendo o elemento chave para calcular o nível de risco de uma chamada.

No site ou aplicação tellows, os utilizadores têm a opção de atribuir uma pontuação de 1 a 9 ao avaliarem uma chamada. Essa pontuação é representada por três cores: verde, amarelo e vermelho. Mas o que exatamente significam esses números e cores?

De forma simples e direta, o tellows score destina-se a avaliar o potencial perigo de uma chamada, sendo essa a interpretação dos números e cores em questão.

De maneira detalhada, vamos mostrar como você pode avaliar uma ligação.

Ao registrar uma ligação com a pontuação 1, representa uma chamada segura, por isso, leva a cor verde. As pontuações 2, 3 e 4 também são classificadas como seguras, podendo também habitar entre as chamadas medianas ao se aproximar da pontuação 5, mudança visível no degradê da cor verde ao se aproximar da cor amarela, que indica uma ligação com nível médio de perigo ao usuário.

 

 

 

 

As ligações classificadas com a pontuação 5 e 6 pertencem a chamadas medianas e são represetadas pela cor amarela. Como mencionado anteriormente, possuem chances médias de perigo

 

 

 

 

As pontuações 7, 8 e 9 representam perigo ao usuário, sendo o score 9 de extremo perigo, e são exibidas na cor vermelha como forma de alerta.

 

 

 

 

É através da avaliação de cada usuário que o tellows calcula a média das pontuações e exibe o nível de perigo representado pela chamada.

A partir do score 7, o número já é considerado perigoso, sendo automaticamente adicionado na lista de números que podem ser bloqueados pela comunidade tellows.

Relembrando alguns pontos importantes:

Acessando o site tellows ou direto no aplicativo para iPhone ou Android, é possível descobrir quem ligou, saber de onde é o número e  ler relatos de outros usuário. Se houver risco da ligação ser uma armadilha, você poderá identificar diretamente na tela do seu celular evitando incômodo e perigo de cair em uma fraude telefônica.

Os aplicativos gratuitos permitem que você esteja seguro em qualquer lugar. Com o app, os comentários da comunidade são integrados à lista de números suspeitos e, toda vez que você receber uma mensagem de um número desconhecido, o tellows score aparecerá na tela do seu celular.

O tellows também permite que o usuário se registre como membro, podendo criar listas de bloqueio pessoais e adicionar números indesejados que ainda não estejam no tellows score ou que não sejam uma ameaça pública. Nesse caso, mesmo que a classificação do número no ranking seja positiva por conta de outras avaliações, ele vai ser identificado como perigoso quando você receber uma ligação. Além disso, você poderá bloqueá-lo antes mesmo de o telefone tocar usando a versão Premium do app tellows.

Fazendo o login no aplicativo, todos os números que você tiver comentado de forma negativa no site ou no próprio app são importados e imediatamente transferidos para sua lista de bloqueio pessoal, mesmo que a nota final não esteja entre 7 e 9 no ranking. A sua lista independe das classificações de outros usuários. A lista de bloqueios pode ser usada em qualquer aparelho onde o app estiver instalado, em qualquer produto tellows basta fazer o login.

Além disso, como usuário registrado, seus comentários não podem ser removidos sem uma revisão cuidadosa da equipe tellows. Antes de removê-lo, a equipe entrará em contato para esclarecer eventuais dúvidas. Também é permitido a usuários registrados editar seu comentário após a publicação.

Tornar-se membro é fácil e rápido e te permite testar a versão Premium do app tellows sem qualquer custo por um mês. Experimente!Facebooktwitteryoutubeinstagram

[:pt]Como se defender de possíveis ligações fraudulentas[:]

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail[:pt]Brasileiros recebem pelo menos uma ligação por mês de chamadas de cobranças falsas

Diariamente, somos bombardeados por inúmeras ligações de números desconhecidos. Além de causar um enorme incômodo, a depender do tipo de chamada também pode ser um risco à sua segurança.

mão com telefone celular e tellos caller id
Continuar a ler Facebooktwitteryoutubeinstagram

[:pt]App: nova atualização para iphone[:]

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail[:pt]Queridos amigos tellows,

Estamos felizes em anunciar que o tellows lançou uma nova atualização do nosso Caller ID & Bloqueador para iPhone com novos recursos. Na nova versão, ficou ainda mais fácil se proteger contra chamadas indesejadas! Como você já sabe, o aplicativo tellows ajuda você a encontrar informações sobre números de telefone em todo o mundo. Nós finalmente criamos novos recursos, assim como a ferramenta gratuita de identificação de chamada em tempo real e a atualização automática do identificador de chamadas, para que você possa aproveitar ainda mais benefícios, gratuitamente! Quais são os recursos inéditos desta nova atualizacao? Confira abaixo!

 1. Pontuação tellows agora aparece na tela de chamadas recebidas

A chamada versão Lite da proteção tellows, que é a versão gratuita na qual os usuários não serão cobrados, agora oferece identificação automática em todas as chamadas recebidas. A pontuação tellows agora é exibida durante a chamada recebida, indicando o risco potencial da ligação. A pontuação 1 significa que o número é confiável, enquanto a pontuação 9 refere-se ao risco potencial do número. Com esse novo recurso, é ainda mais fácil para os usuários decidirem se devem atender uma ligação e se o número é possivelmente perigoso ou não
Continuar a ler Facebooktwitteryoutubeinstagram

[:pt]tellows Study II: ligações de cobranças falsas são frequentes no dia a dia dos brasileiros[:]

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail[:pt]No ano passado, tellows Study I explorou os países mais comunicativos de acordo com a nossa base de dados, dos quais Colombia, Estados Unidos e México ganharam a liderança na disputa com 50 países. Em 2019, tellows Study II vai compartilhar informações mais recentes sobre os tipos de chamadas  que são relatadas frequentemente em países da Europa, Ásia e América do Sul nas plataformas do tellows. No Brasil, 48% das chamadas recebidas são classificadas como cobranças falsas, mas as razões diferem de país para país, conforme veremos nos dados apresentados abaixo.

Continuar a ler Facebooktwitteryoutubeinstagram