[:pt]Golpe por whatsapp: cuidado ao fornecer códigos por telefone[:]

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail

[:pt]Uma nova modalidade de golpes está dando prejuízos aos brasileiros. A fraude que clona o aplicativo de mensagens WhatsApp vem crescendo no último ano e exige dos usuários muito cuidado ao fornecer códigos através do aplicativo.

Existem duas variações do golpe, a adotada com mais frequência pelos golpistas usa falsas mensagens de sites de compras para solicitar os códigos que permitem instalar o aplicativo em outro aparelho. Como o envio da senha pelo WhatsApp vai para o aparelho do usuário, eles enviam uma mensagem à pessoa, solicitando um código que supostamente seria para confirmar o cadastro no site de compras.

A fraude consiste em clonar o acesso ao Whatsapp da vítima e, ao assumir a conta, se passar pelos donos dos telefones para pedir dinheiro aos seus contatos.

Especialistas dizem que usuários nunca devem fornecer códigos por telefone. Outra dica é ativar a verificação em duas etapas. Assim, o criminoso, mesmo com o código de segurança, dificilmente vai conseguir ter acesso à conta, e não vai conseguir clonar o aplicativo.

Outra variação do golpe de telefonia móvel tem se tornado cada vez mais comum no país. Os golpistas roubam a linha do celular, entram nos aplicativos, se passam pelas vítimas e enviam mensagens aos amigos que estão na lista de contatos para pedir dinheiro.

O golpe existe há, pelo menos, dois anos e se baseia em desabilitar os dados de um celular e habilitá-lo temporariamente em outro. Segundos especialistas, só existe uma maneira de perceber o golpe imediatamente: ausência de sinal da operadora.

Fique atento! Caso note que seu telefone está tendo problemas de sinal, entre em contato com a sua operadora imediatamente.

Faça parte da nossa comunidade

Participar da comunidade tellows é uma forma de se manter seguro e ajudar outras pessoas a se protegerem de chamadas fraudulentas. Seu comentário e avaliação dos números de telefone é muito importante para manter nossa base de dados atualizada e ativa.

Baixe o app Caller ID & Bloqueador agora mesmo!

iPhone: https://itunes.apple.com/br/app/tellows-caller-id-block/id1166263660?mt=8 

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=app.tellows&hl=pt_BR 

Acesse nosso site: www.tellows.com.br. Para uma solução fixa, você pode experimentar o tellows scourelist para o Fritzbox.

Fonte: R7[:]

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.