(Português) Golpe por whatsapp: cuidado ao fornecer códigos por telefone

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Uma nova modalidade de golpes está dando prejuízos aos brasileiros. A fraude que clona o aplicativo de mensagens WhatsApp vem crescendo no último ano e exige dos usuários muito cuidado ao fornecer códigos através do aplicativo.

Existem duas variações do golpe, a adotada com mais frequência pelos golpistas usa falsas mensagens de sites de compras para solicitar os códigos que permitem instalar o aplicativo em outro aparelho. Como o envio da senha pelo WhatsApp vai para o aparelho do usuário, eles enviam uma mensagem à pessoa, solicitando um código que supostamente seria para confirmar o cadastro no site de compras.

A fraude consiste em clonar o acesso ao Whatsapp da vítima e, ao assumir a conta, se passar pelos donos dos telefones para pedir dinheiro aos seus contatos.

Especialistas dizem que usuários nunca devem fornecer códigos por telefone. Outra dica é ativar a verificação em duas etapas. Assim, o criminoso, mesmo com o código de segurança, dificilmente vai conseguir ter acesso à conta, e não vai conseguir clonar o aplicativo.

Outra variação do golpe de telefonia móvel tem se tornado cada vez mais comum no país. Os golpistas roubam a linha do celular, entram nos aplicativos, se passam pelas vítimas e enviam mensagens aos amigos que estão na lista de contatos para pedir dinheiro.

O golpe existe há, pelo menos, dois anos e se baseia em desabilitar os dados de um celular e habilitá-lo temporariamente em outro. Segundos especialistas, só existe uma maneira de perceber o golpe imediatamente: ausência de sinal da operadora.

Fique atento! Caso note que seu telefone está tendo problemas de sinal, entre em contato com a sua operadora imediatamente.

Faça parte da nossa comunidade

Participar da comunidade tellows é uma forma de se manter seguro e ajudar outras pessoas a se protegerem de chamadas fraudulentas. Seu comentário e avaliação dos números de telefone é muito importante para manter nossa base de dados atualizada e ativa.

Baixe o app Caller ID & Bloqueador agora mesmo!

iPhone: https://itunes.apple.com/br/app/tellows-caller-id-block/id1166263660?mt=8 

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=app.tellows&hl=pt_BR 

Acesse nosso site: www.tellows.com.br. Para uma solução fixa, você pode experimentar o tellows scourelist para o Fritzbox.

Fonte: R7

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *