[:pt]Evite golpe do falso sequestro com inteligência coletiva[:]

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail

[:pt]Ninguém está a salvo de um telefonema no meio da noite em que um parente é ameaçado em troca de chantagem. Embora todo mundo já tenha ouvido falar desse tipo de golpe por telefone, como saber se trata-se de um trote ou de uma ameaça real a alguém querido? Todas as semanas os veículos de comunicação relatam casos de pessoas que deram tudo o que tinham, milhares de reais, eletrodomésticos, até mesmo transferências de bens, em nome do bem-estar de um familiar.

Uma das formas de combater esse golpe está à mão de usuários de smartphone. O aplicativo tellows compara o número de telefone ao primeiro toque com uma lista de números denunciados por outros usuários. Se o número estiver associado a chamadas perigosas, irritantes ou simplesmente suspeitas, um número aparece na tela do telefone e ajuda o receptor a decidir se atende ou não a ligação. O número se refere ao tellows score, um ranking de 1 a 9, em que mais pontos significam maior perigo.

Principal identificador de chamadas perigosas na Itália e na Alemanha, o tellows é o um dos mais usados no Brasil e, quanto maior o número de pessoas que usam gratuitamente o site ou o aplicativo, maior a proteção que ele oferece. Isso porque o banco de dados de números de telefone é alimentado pela chamada inteligência coletiva, por usuários que gratuitamente informam sobre chamadas indesejadas recebidas e, assim, alertam outros usuários.

homem falando ao telefone

O processo é gratuito, assim como o aplicativo, oferecido em versões para iPhone e para Android. Usuários interessados em proteção extra podem assinar o pacote Pro ou Premium, que garante o bloqueio de chamadas de números perigosos antes mesmo que o telefone toque. Outra opção é tornar-se membro registrando seu e-mail gratuitamente na ferramenta. Com isso, o usuário pode criar uma lista de bloqueio pessoal. Sem registro, também é possível denunciar números que ofereçam perigo.

Proteja seu telefone e sua família. E contribua para a comunidade informando sempre que receber uma chamada suspeita.[:]

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.