(Português) Evite golpe do falso sequestro com inteligência coletiva

Facebooktwitterredditpinteresttumblrmail

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Ninguém está a salvo de um telefonema no meio da noite em que um parente é ameaçado em troca de chantagem. Embora todo mundo já tenha ouvido falar desse tipo de golpe por telefone, como saber se trata-se de um trote ou de uma ameaça real a alguém querido? Todas as semanas os veículos de comunicação relatam casos de pessoas que deram tudo o que tinham, milhares de reais, eletrodomésticos, até mesmo transferências de bens, em nome do bem-estar de um familiar.

Uma das formas de combater esse golpe está à mão de usuários de smartphone. O aplicativo tellows compara o número de telefone ao primeiro toque com uma lista de números denunciados por outros usuários. Se o número estiver associado a chamadas perigosas, irritantes ou simplesmente suspeitas, um número aparece na tela do telefone e ajuda o receptor a decidir se atende ou não a ligação. O número se refere ao tellows score, um ranking de 1 a 9, em que mais pontos significam maior perigo.

Principal identificador de chamadas perigosas na Itália e na Alemanha, o tellows é o um dos mais usados no Brasil e, quanto maior o número de pessoas que usam gratuitamente o site ou o aplicativo, maior a proteção que ele oferece. Isso porque o banco de dados de números de telefone é alimentado pela chamada inteligência coletiva, por usuários que gratuitamente informam sobre chamadas indesejadas recebidas e, assim, alertam outros usuários.

homem falando ao telefone

O processo é gratuito, assim como o aplicativo, oferecido em versões para iPhone e para Android. Usuários interessados em proteção extra podem assinar o pacote Pro ou Premium, que garante o bloqueio de chamadas de números perigosos antes mesmo que o telefone toque. Outra opção é tornar-se membro registrando seu e-mail gratuitamente na ferramenta. Com isso, o usuário pode criar uma lista de bloqueio pessoal. Sem registro, também é possível denunciar números que ofereçam perigo.

Proteja seu telefone e sua família. E contribua para a comunidade informando sempre que receber uma chamada suspeita.

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *